Psicóloga sp, Amizade com ex. Funciona?

Psicóloga Responde: Amizade com ex. Funciona?

 

Psicóloga Responde: Amizade com ex. Funciona?




É comum ouvir a pergunta: "Será que é possível ter amizade com o ex?" 

Esse tema é recorrente em minha prática clínica, e para algumas pessoas, essa situação funciona bem, desde que ajustem suas expectativas em relação ao ex-companheiro. 

É essencial deixar de lado a esperança, o ciúme e as idealizações românticas e adotar uma visão mais fraternal.

Porém, isso não é fácil devido ao forte apelo romântico que muitas vezes é mais forte que o apelo da amizade, mesmo que uma amizade verdadeira possa ter um leve toque romântico sem cunho sexual.

 Psicologicamente, nosso inconsciente busca alguém que possa preencher nossas necessidades afetivas, e se essa necessidade atual é de um parceiro amoroso, não é possível simplesmente transformar esse sentimento em amizade.

De acordo com os psicólogos cognitivos, nosso cérebro não funciona como um computador onde basta mudar uma configuração e tudo se resolve. 

As expectativas que criamos ao longo da vida são alimentadas diariamente, e não é fácil transformar um sentimento em outro. 

É preciso ter vontade e determinação e enfrentar a dor de ver as expectativas não sendo atendidas.

No entanto, é possível ter sucesso nessa transição com a ajuda da psicoterapia, embora seja um processo difícil. 

Em muitos casos, é a melhor opção, principalmente quando há filhos ou negócios envolvidos na relação. Nessas situações, não é possível simplesmente cortar o contato com o ex-companheiro, mas também não é possível manter uma inimizade.

É preciso reconfigurar os sentimentos e passar por diversos processos psicológicos de ressignificação do passado, das expectativas e dos sentimentos. 

Aceitar que uma nova fase está começando pode ser uma boa alternativa para superar a situação.

Postar um comentário

0 Comentários