Psicólogos do mundo inteiro buscam formas de compreender o porque das pessoas se iludirem com facilidade e se desiludirem.
Quantas pessoas já se iludiram por causa de um olhar, de um sorriso,.de um elogio e tiveram ali a sensação de que acabara de encontrar a "felicidade eterna"
Aqueles que sofrem de carência afetiva em larga escala tendem a ser os mais vulneráveis às desilusões, uma vez que amplificam a interpretações dos sinais emitidos pelo outro, deixando de considerar outras variáveis importantes presentes no contexto em que o sinal foi emitido e consideram de forma muito pessoal algumas manifestações de cordialidade, transformando "migalhas de afeto" em "banquete afetivo"
Até este ponto, tudo ok, pois algumas situações ambíguas tendem a gerar a dúvida, mesmo em pessoas com o capacidade de discernimento mais preservada.
As ilusões começam no ponto em que o indivíduo passa a fantasiar situações, e muitas vezes começa a viver em função delas, esperando que a outra parte corresponda aos seus ideais.
Como diferenciar o real e o imaginário?
Em uma situação de flerte real, as demonstrações de cortesia tendem a ser constantes e crescentes, convergindo para estreitar os vínculos entre as pessoas, mesmo que de forma muito sutil. É comum que transponham as barreiras da cordialidade, possibilitando a comunicação de forma mais íntima e pessoal., visando manter uma certa proximidade.
Pessoas interessadas em você tendem a buscar proximidade, demonstrar interesse e preocupação genuína com seu bem estar, embora não seja regra. Quando não há interesse além da simples amizade, a relação estaciona na cordialidade, sem transpor a barreira da busca da intimidade.
Conselho de Psicóloga
Como evitar as desilusões?
Observe o comportamento do outro, baseado no que ele emite, nunca no que você espera que seja. As vezes um "bom dia" no whatsapp é simplesmente um "bom dia" cordial e educado, e não uma declaração de amor velada.
1 Comentários
É interessante fazer uma pequena análise sobre a questão da incompatibilidade: as pessoas estão carentes de afeto e atenção. As pessoas estão procurando um grande amor pra poder curar as dores da alma.
ResponderExcluirAs pessoas estão, apesar da densidade demográfica, cada vez mais carentes e solitárias.
É fato, a diversidade dos relacionamentos que temos hoje demonstra a profundidade da procura humana por alguém que as faça sentir melhor.
Por isto é de grande pertinência uma análise racional antes de procurar algo que além de não resolver irá magoar ainda mais.