O Mito da perfeição e o Cisne Negro


Uma Reflexão com a Psicóloga sp

Maristela Vallim Botari


O Mito da perfeição e o Cisne Negro


A busca incessante pela perfeição é um tema recorrente em nossa sociedade.

Muitas vezes, somos levados a acreditar que a perfeição é um padrão a ser alcançado, mesmo que isso signifique sacrificar outras áreas importantes de nossas vidas.
É nesse contexto que o filme "Cisne Negro" oferece uma visão intrigante e penetrante sobre o mito da perfeição.

Como a Psicologia pode ajudar?
Se você é alguém que se sente compelido a buscar a perfeição em detrimento da excelência, a jornada da protagonista Nina Sayers no filme pode ressoar profundamente.

A pressão implacável que ela coloca sobre si mesma para ser a perfeita bailarina de "O Lago dos Cisnes" serve como um lembrete perturbador dos extremos que essa busca pode levar.
Nesse ponto, a orientação e o apoio de uma Psicóloga como Maristela Vallim Botari podem ser inestimáveis.

Através de abordagens como a terapia cognitivo-comportamental, a psicóloga pode ajudar a identificar padrões de pensamento disfuncionais relacionados à busca pela perfeição.

Ao explorar o filme e suas implicações, você pode desvendar as expectativas irrealistas que podem estar afetando sua vida.

A Psicologia ajuda a superar:

1) O mito da perfeição;
2) o Narcisismo
3) a Inveja
4) o relacionamento com pessoas Narcisistas.

A abordagem da Psicóloga Maristela

A Psicóloga Maristela acredita que a busca pela excelência é mais saudável do que a busca obsessiva pela perfeição.

Encontrar um equilíbrio entre se esforçar para fazer o seu melhor e aceitar a si mesmo com suas imperfeições é um objetivo valioso.

Ao explorar suas expectativas pessoais e padrões autocríticos, você pode começar a se libertar das amarras do mito da perfeição.
Ao assistir ao fiplme e refletir sobre suas próprias aspirações, pode ser benéfico considerar uma visita à Psicóloga Maristela Vallim Botari.

No seu consultório na Avenida Paulista, ela oferece um espaço seguro e acolhedor para explorar suas preocupações, questionamentos e desafios.

Por meio de conversas construtivas, você pode começar a redefinir seus objetivos e perspectivas, permitindo que a excelência floresça sem os fardos da perfeição inatingível. Em última análise, a jornada para a saúde emocional e o bem-estar começa com a conscientização e a vontade de explorar novas perspectivas.

Com a orientação da Psicóloga Maristela Vallim Botari, você pode se libertar do ciclo de busca pela perfeição e, em vez disso, abraçar a busca pela excelência e pelo crescimento pessoal.


Sinopse

Estrelado por Natalie Portman, o filme retrata a história de Nina Sayers uma bailarina, solteira, que vive com a mãe narcisista e é escolhida para interpretar a personagem principal e acaba se tornando uma dançarina assustadoramente perfeita.


A busca pela perfeição


A busca pela perfeição  faz com que Nina treine dia e noite, levando-a a histeria, e desencadeando alguns surtos esquizofrênicos. 

Ela passa a ter alucinações que são povoadas de fantasias narcisistas. 


Nina e a a relação com a mãe Narcisista

Observa-se na relação entre a mãe e a filha uma dinâmica de cuidado excessivo, com atitudes que infantilizam a filha, como ajudá-la a vestir o casaco e decorar o quarto com objetos associados à infância. 

Tal comportamento pode ser considerado como uma forma de dominação psicológica.

A compra do bolo confeitado para a filha, que está em preparação para uma apresentação de ballet, pode ser vista como uma sabotagem, considerando a pressão para manter a aparência física de uma bailarina.

A mãe interfere diretamente em questões profissionais da filha, tomandoi inciativas, como ligar para a secretaria da companhia para reclamar de uma situação que poderia ter sido resolvida pela própria Nina, demonstrando uma atitude de controle.

Quando a filha sai com uma rival, a mãe passa a sabotá-la de forma aberta, deixando de acordá-la no horário adequado.

Por fim, a filha demonstra resiliência ao superar as dificuldades impostas pela mãe e interpretar com sucesso os dois cisnes na apresentação de ballet.


Análise Psicológica do Filme - Melanie Klein


Conceituação.

Inveja e Gratidão de Melanie Klein

Quando é muito intensa, pode interferir nos mecanismos esquizoides, pois dificulta do processo de divisão (splitting) onde surge um objeto bom e um objeto perseguidor. 
Ao ser danificado este objeto bom origina-se a inveja e isso conduz a “confusão entre o bom e o mau” (Segall, p. 53)
A fim de não se sobrepor à mãe que foi no passado uma bailarina medíocre, 
Nina vive o dilema de ser a melhor estrela da companhia ou não se sobresair para preservar a mãe. (confusão entre o bom e o mau).

Essa atitude assemelha-se ao que Klein chama de INVEJA E GRATIDÃO, pois Nina demonstra inveja da mãe ao querer se tornar uma bailarina também, e sua gratidão está implícita no fato de não querer se sobresair, vivendo timidamente, o que a prejudica na desenvoltura do papel.

Porém ela se sobresai. E a situação se inverte. A mãe passa a sentir inveja da filha que foi mais longe do que ela própria havia conseguido (pois jamais saiu do corpo de baile). 

A reparação é feita a partir do bolo confeitado, mencionado acima, mas essa reparação tem um certo “sabor” de inveja pois a filha não deve comer doces, especialmente às vésperas da apresentação.

A mãe é a personificação da Inveja e do ciúme, percebendo que a filha pode obscurer sua modesta carreira, fica apavorada quando percebe que esta se destaca e passa a ter  atitudes destrutivas em relação à filha, numa tentativa de destruir esse objeto bom, gerador de vida e talento, que a mãe se recusa a aceitar.

Splitting

A principal realização dessa fase é o splitting, ou divisão do ego que permite a este ordenar suas experiências e classificar os objetos em bons ou maus. Mais tarde este splitting será responsável pelo discernimento no adulto e também a base para a repressão (Segall, p. 46).
A partir do rompimento interno com a mãe, expresso numa cena em que Nina quebra a caixinha de música e joga fora seus ursinhos, ela poderia estar revivendo 

A Posição depressiva. Somente nesse momento Nina percebe que ela é um ser independente dessa mãe castradora, que a controla de todas as formas possíveis. 

Quando se desfaz dos brinquedos, está se desfazendo dessa mãe internalizada que há 30 anos habita dentro de si.

Identificação projetiva

A leitura que se aproxima dos conceitos Kleinianos é feita a partir da identificação projetiva que conforme aponta Segall, “da-se quando as partes do self são expelidos e projetados num objeto externo, que se torna controlados por partes projetadas, identificando-se com elas (p. 39) e tem inicio quando a posição esquizoparanoide é estabelecida em relação ao seio, [...] Este mecanismo de defesa produz [...]o medo da retaliação por parte do objeto atacado; ansiedade por dar-se conta de que partes de si mesmo estão no objeto. (Segall, p. 42).
No filme essa identificação projetiva se dá quando Nina, em suas alucinações percebe os quadros pintados pela mãe se mexendo, perseguindo-a (ansiedade persecutória). 

Seu pavor fica evidente pela forma apressada que deixa o recinto onde os quadros estão expostos.

Voracidade.

Segall postula que a voracidade “consiste em extrair toda bondade do objeto sem considerar as consequências, o que pode resultar na destruição deste objeto e de sua bondade”. (Segall, p. 52)

Esta voracidade é pontuada de diversas formas no decorrer do filme, como pro exemplo:

Afanar objetos pessoais da bailarina Betty, considerada até então a mais perfeita; bem como tem ideações destrutivas acerca de sua rival


Nas suas alucinações Nina se vê ameaçada por estas pessoas, como se fossem objetos maus e persecutórios e sempre os destrói. 


Apenas para concluir.


A inveja é um conceito que devemos aplicar no cotidiano com muita cautela.  

A inveja que atribuimos aos outros, pode estar dentro de nós (projeção). Por isso, sempre que houver um “invejoso” por perto é sempre bom questionar “ o que ele tem que eu não tenho?”. 

Conheci pessoas que achavam que o mundo inteiro tinha inveja de si e que no entanto não conseguiam conceber a alegria alheia, não aprenderam a desejar o bem, não aprenderam a viver em paz, nem desfrutar da felicidade alheia.

Outros negam-se a enxergar as qualidades alheias, numa atitude de destruição ao objeto bom, atitude típica da inveja. Essa destruição internalizada lhes traz algum conforto? 

Não sei dizer, isso é muito subjetivo....

Aqui precisamos de bom senso e muita reflexão!

Fique em paz!

Referências:


SEGALL, Hanna. Introdução a obra de Melanie Klein.Imago. Rio de Janeiro, 1975.


Postar um comentário

1 Comentários

Informações sobre Psicóloga e Terapia



Apresentando a Psicóloga em São Paulo

psicólogo São Paulo, psicóloga São Paulo, terapia São Paulo, psicoterapia São Paulo, consulta psicólogo São Paulo, agendar psicólogo São Paulo, psicólogo online São Paulo, terapia online São Paulo, psicólogo particular São Paulo, clínica de psicologia São Paulo, tratamento psicológico São Paulo, avaliação psicológica São Paulo, psicólogo adulto São Paulo, psicólogo infantil São Paulo, psicólogo adolescente São Paulo, psicólogo casal São Paulo, psicólogo familiar São Paulo, psicólogo depressão São Paulo, psicólogo ansiedade São Paulo, psicólogo burnout São Paulo, quanto custa um psicoterapeuta em sp?, melhor psiciloga, melhores psicólogos de sp, psicólogos perto de mim,  Psicoterapeuta sulamérica,psicoterapeuta são paulo,Psicoterapeuta online, psicoterapeuta perto de mim, psicoterapeuta sp, terapia para crianças, terapia para adultos, terapia para casais, psicólogo preço. psicóloga em sp, psicóloga bela vista, psicóloga jardins, psicóloga Morumbi, psicóloga Vila Mariana, psicólogo Vila Mariana, psicóloga Pinheiros, psicólogo Pinheiros, psicóloga Itaim Bibi, psicólogo Itaim Bibi, psicóloga Perdizes, psicólogo Perdizes, psicóloga Moema, psicólogo Moema, psicóloga Brooklin, psicólogo Brooklin, psicóloga Santana, psicólogo Santana, psicóloga Lapa, psicólogo Lapa, psicóloga Tatuapé, psicólogo Tatuapé, psicóloga Mooca, psicólogo Mooca, psicóloga Higienópolis, psicólogo Higienópolis, psicóloga Vila Madalena, psicólogo Vila Madalena, psicóloga Consolação, psicólogo Consolação, psicóloga Santa Cecília, psicólogo Santa Cecília, psicóloga Aclimação, psicólogo Aclimação, psicóloga Liberdade, psicólogo Liberdade

Maristela Vallim Botari CRP 06-121677 

A Psicóloga  é referência  em São Paulo, com uma sólida trajetória de 15 anos de experiência clínica e 25 anos dedicados ao desenvolvimento pessoal.

Escolheu a Psicologia devido à sua facilidade de comunicação e capacidade de compreender e empatizar com qualquer ser humano. 

Ela acredita na capacidade humana de evoluir e mudar a si mesma, como afirmava o renomado Psicólogo Humanista Carl Rogers. 

Seu grande desafio é apoiar pessoas que buscam  auxiliando-as a reconhecer suas melhores qualidades e utilizá-las a seu favor. 

Maristela possui uma mente aberta para compreender as transformações sociais e é isenta de preconceitos, sendo claramente contra qualquer tipo de discriminação.

Ela atende em consultório na Avenida Paulista, 2001, um ponto estratégico e de fácil acesso na cidade, além de oferecer atendimento online.  

Reconhecida por diversos motivos que a colocam como uma das psicólogas de destaque em São Paulo:

Busca pela Excelência Contínua: A Psicóloga demonstra um compromisso constante com a excelência em sua prática. 

Isso se reflete em sua dedicação à atualização profissional, buscando sempre esta a par que que acontece com as pessoas, observando de perto seus inúmeros pacientes. 

Essa busca incansável por aprimoramento garante que seus pacientes recebam um atendimento alinhado às melhores práticas terapêuticas e às descobertas mais atuais da área. 

Abordagem Multidisciplinar: Integra diferentes Abordagens em sua prática clínica, com destaque para:

Como a Psicóloga pode ajudar

O trabalho da Psicóloga Maristela, integra a terapia cognitivo comportamental e  Acolhimento humanizado, o que significa um atendimento ao mesmo tempo técnico e suave. 

Essa abordagem permite a muitos pacientes:

Ampliação na capacidade  de resolver conflitos e  tomar decisões Reverter emoções ruins, como por exemplo, a  culpa, o medo , o ciúme e a raiva,  e promover um estado emocional mais positivo.

Agendamento de consulta com Psicóloga

Para agendar sua 1ª consulta, por gentileza, clique no botão abaixo.

Imaginando que a agenda não mostre todas as horários disponíveis, que atendam suas necessidades, entre em contato pelo whatsapp (11) 95091-1931 e indicar suas disponibilidades.
 

 

 

O que os Pacientes falam sobre a Psicóloga:

psicologa sp, psicologa perto de mim bem avaliada


 

 

 

 

 

 

 


 psicologa bradesco por reembolso


terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp

Agradecimentos

O conteúdo deste Site de Psicologia não substitui a consulta com Psicóloga, limitando-se a uma função meramente informativa.

Em caso de emergência procure o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Se estava buscando psicólogo gratuito sp, aqui vai uma dica valiosa: 
O centro de psicologia aplicada Unip são paulo-sp oferece atendimento psicológico gratuito e muito recomendado, por concentrar alguns dos melhores Psicólogos de SP.

É sempre uma honra receber sua visita. Muita paz!
psicologa sp

Whatsapp Psicóloga sp