EMOÇÕES: o que são e como expressá-las,
Psicóloga sp,
Afinal, o que são emoções?
Neurônios espelhos
Foram descobertos inicialmente na área de planejamento motor dos macacos e também em humanos, ativando-se tanto pela movimentação quanto pela observação do movimento.
Os estudos de Fredrickson (2015), complementam esta teoria afirmando que é possível também sincronizar emoções:
A descoberta dos neurônios-espelhos foi um grande avanço porque nos mostrou que fazer algo e ver alguém fazer algo são muito mais parecidos do que se acreditava anteriormente. Isto significa que se você sabe de algo [...] sabe porque seu cérebro e corpo simularam estar no lugar da pessoa. (p. 54).Algumas emoções são tão rápidas, que não nos damos conta. É o caso dos desejos que são definidos como um impulso complexo, que reflete fortemente preferências pessoais.
Como expressar as emoções
Comportamento sexual
Outros estudos mostraram que as pessoas ficam muito mais generosas com desconhecidos, após inalaram esta substância, em comparação com outro grupo que apenas recebeu um placebo.
Luto
A elaboração de um luto torna-se complicada em alguns casos porque a lembrança ativa a área do processamento da recompensa e o núcleo accumbens, que produz Dopamina.
Referências
ARAIA, Eduardo. O amor é uma emoção: não é eterno, mas pode ser infinito.[Online]. Disponível em: http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/140512/O-amor-%C3%A9-uma-emo%C3%A7%C3%A3o-n%C3%A3o-%C3%A9-eterno-mas-pode-ser-infinito.htm. Acesso em 08 de maio de 2015
FREDRICKSON, Bárbara. Amor 2.0. São Paulo: Cia Editora Nacional, 2015.
Quando procurar terapia
Motivos para fazer terapia
Sabe para que serve a psicoterapia? Ela pode oferecer um caminho valioso para o autocuidado.

  
0 Comentários