Sim, é possível mentir para um psicólogo, assim como é possível mentir para qualquer outra pessoa.
No entanto, é importante destacar que a relação terapêutica é baseada na confiança e na honestidade, e mentir para a psicóloga pode afetar a eficácia do processo terapêutico.
Consequências da mentira
Quando alguém mente para o psicólogo, isso pode dificultar a compreensão dos problemas reais e a identificação das necessidades emocionais e psicológicas do paciente.
A terapia é mais eficaz quando há uma comunicação aberta e sincera entre o paciente e o terapeuta, permitindo uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados e possibilitando intervenções apropriadas.
Mentira é diferente de omissão.
Mentira refere-se a uma afirmação falsa feita com a intenção de enganar ou induzir em erro. É uma declaração conscientemente falsa que busca manipular a percepção da realidade.
Por outro lado, a omissão refere-se à não divulgação de informações relevantes ou importantes. É quando alguém decide não mencionar algo, deixando de revelar algo que poderia ser relevante para a situação.
Mentira é diferente de não conseguir falar com clareza.
Quando uma Psicóloga faz uma pergunta, as vezes o paciente não tem resposta, e responde a primeira coisa que lhe ocorrer.
Isto é absolutamente normal.
Não se trata de mentira, mas sim, de não ter pensado sobre o assunto com a profuncidade proposta.
É comum que os pacientes encontrem dificuldades para articular seus pensamentos e emoções durante as sessões de terapia.
Às vezes, os sentimentos podem ser complexos ou confusos, e pode levar algum tempo para que o paciente consiga processá-los e encontrar as palavras adequadas para expressá-los.
Nesses casos, é importante que a psicóloga seja sensível e acolhedora, compreendendo o seus pensamentos e emoções.
A psicóloga deve estar preparada para ajudar o paciente a desenvolver habilidades de autorreflexão e oferecer um espaço livre de julgamentos, incentivando-o a explorar mais profundamente suas questões e a encontrar respostas significativas.
A terapia é um processo que envolve tempo, paciência e compreensão.
É normal que os pacientes enfrentem dificuldades para responder certas perguntas de imediato, e isso não implica em mentir.
O objetivo é promover um diálogo aberto e honesto, permitindo que o paciente explore suas emoções e pensamentos de forma autêntica.
A Psicóloga é referência em São Paulo, com uma sólida trajetória de 15 anos
de experiência clínica e 25 anos dedicados ao desenvolvimento pessoal.
Escolheu a Psicologia devido à sua facilidade de comunicação e
capacidade de compreender e empatizar com qualquer ser humano.
Ela acredita na capacidade humana de evoluir e mudar a si mesma, como afirmava o renomado Psicólogo Humanista Carl Rogers.
Seu grande desafio é apoiar pessoas que buscam auxiliando-as a reconhecer suas melhores qualidades e utilizá-las a seu favor.
Maristela
possui uma mente aberta para compreender as transformações sociais e é
isenta de preconceitos, sendo claramente contra qualquer tipo de
discriminação.
Ela atende em consultório na Avenida Paulista, 2001, um ponto
estratégico e de fácil acesso na cidade, além de oferecer atendimento
online.
Reconhecida por diversos motivos que a colocam como uma das psicólogas de destaque em São Paulo:
Isso se reflete em sua dedicação à atualização profissional, buscando sempre esta a par que que acontece com as pessoas, observando de perto seus inúmeros pacientes.
Essa busca incansável por aprimoramento garante que seus pacientes recebam um atendimento alinhado às melhores práticas terapêuticas e às descobertas mais atuais da área.
Abordagem Multidisciplinar: Integra diferentes Abordagens em sua prática clínica, com destaque para:
Acolhimento Humanizado - criando um ambiente seguro, empático e livre de julgamentos. Isso é
fundamental para que o paciente se sinta à vontade para expressar seus
sentimentos e experiências.
Encontrar significado e propósito: Abandonar a síndrome do super-herói, conectando-se com seus valores, Encontrar a si mesmo(a), e viver de acordo com suas prioridades, não a dos outros.
Seu compromisso é oferecer um atendimento acolhedor e
personalizado,
baseado em princípios éticose científico.
Agendamento de consulta com Psicóloga
Para agendar sua 1ª consulta, por gentileza, clique no botão
abaixo.
Imaginando que a agenda não mostre todas as horários
disponíveis, que atendam suas necessidades, entre em contato pelo whatsapp (11) 95091-1931 e indicar suas disponibilidades.
Quando a terapia funciona, ela pode ajudar os pacientes a: Desenvolver habilidades para lidar com problemas emocionais: A terapia pode ajudar os pacientes a desenvolver habilidades para lidar com problemas emocionais, como medo, ansiedade, raiva, tristeza, inveja, ciúme e solidão. Os pacientes podem aprender técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, e aprender a lidar com pensamentos negativos e distorcidos.
0 Comentários