Quando estamos expostos a emoções ruins, como raiva, tristeza ou medo, nossos neurônios-espelho podem refletir essas emoções e reproduzi-las em nós mesmos, mesmo que não estejamos conscientes disso.
Além disso, o ambiente em que estamos pode influenciar nosso humor e emoções, mesmo que não estejamos interagindo diretamente com outras pessoas.
Por exemplo, se estamos em um ambiente estressante, como um ambiente de trabalho tóxico, isso pode afetar nosso estado emocional, mesmo que não estejamos interagindo diretamente com nossos colegas de trabalho.
A exposição constante a emoções negativas pode levar à contaminação emocional, resultando em sentimentos de estresse, ansiedade e tristeza.
Além disso, as emoções negativas podem ter um efeito dominó em nosso comportamento, levando-nos a agir de maneiras que perpetuam essas emoções.
Por exemplo, se estamos com raiva, podemos ser mais propensos a reagir de forma agressiva ou defensiva, o que pode levar a conflitos e aumentar o nível de estresse no ambiente.
Para evitar sermos contaminados por emoções ruins, é importante reconhecer o impacto que o ambiente e as pessoas ao nosso redor têm em nossas emoções.
Lameira, A. P., Gawryszewski, L. G., & Pereira Jr., A. (2006). Neurones miror. Psicologia USP, 17(4). 123-133
0 Comentários