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A psicóloga Maristela em São Paulo, oferece um espaço terapêutico acolhedor e personalizado para aqueles que buscam apoio para superar desafios emocionais e alcançar um maior bem-estar.

Pensamentos disfuncionais - Terapia Cognitivo Comportamental

Pensamentos disfuncionais - Terapia Cognitivo Comportamental



Os principais Pensamentos disfuncionais são:

  1. Catastrofização:
  2. Pensamento tudo-ou-nada;
  3. Adivinhação;
  4. Leitura de Pensamentos;
  5. Raciocínio Emocional:
  6. Generalização:
  7. Rotulacao:
  8. Inflexibilidade;
  9. Desqualificação do Positivo;
  10. Baixa Tolerância à Frustração;
  11. Personalização.

Os pensamentos disfuncionais podem levar a emoções negativas, como tristeza, raiva, ansiedade e desesperança. 

Eles também podem levar a comportamentos problemáticos, como evitar situações desafiadoras, procrastinar ou usar substâncias para lidar com emoções negativas.


 Pensamentos disfuncionais na Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem da Psicologia Comportamental, que ajuda a identificar e tratar: Pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais, que todos nos temos.

Esta abordagem oferece diversos tratamentos comum para ajudar as pessoas a lidar com pensamentos disfuncionais. 

Quando estes pensamentos disfuncionais são muito frequentes, intrusivos e obsessivos, pode ser sintoma de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Nem sempre conseguimos identificar nossas distorções cognitivas (pensamentos disfuncionais e/ou distorcidos).

Tais pensamentos distorcidos impedem que você faça uma experiencia realista e, em muitos casos, podem levar o individuo a perder contato com a realidade, especialmente quando tornou-se um hábito falar cultivar estes pensamentos distorcidos e não questioná-los.


E deste modo, as pessoas tomam decisões precipitadas e

Desviam do caminho adequado ou induzem à distorção dos fatos. No entanto, você tem a capacidade de parar, olhar para trás, e reavaliar a maneira como você tem pensado, e achar seu ponto de equilíbrio. Meses ou anos após o evento, provavelmente você recordou uma dolorosa ou embaraçosa experiência e ficou preso à ideia do quão diferente você se sentiu sobre isso naquela época. Talvez você até consiga rir sobre isso agora. E por quevocê não riu no passado? Por causa da maneira como você estava pensandonaquela época. (Wilson & Branch, p. 19)

Os pensamentos disfuncionais são padrões de pensamento que podem levar a emoções negativas e comportamentos problemáticos. 

Eles são comuns em transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, mas também podem ser encontrados em pessoas sem transtornos mentais.

Os pensamentos disfuncionais geralmente são distorções cognitivas, o que significa que eles não refletem a realidade objetiva. 

Alguns exemplos comuns de pensamentos disfuncionais incluem:

1. Catastrofização:

"Catastrofização é fazer um pequeno aspecto negativo assumir proporções bem maiores e imaginar todos os tipos de resultados desastrosos que podem advir deste episódio. Considere os seguintes exemplos de catastrofização. 

Você está esperando sua filha adolescente retornar para casa depois deuma ida ao cinema com amigos. O relógio marca 22h e você não ouve o tilintar da chave dela na porta. 

O relógio marca 22h05min, você começa a imaginar que ela aceitou a carona de um amigo que dirige perigosamente. 

Às 22h10min, você está convencida de que sua filha sofreu um acidente de carro e que está sendo atendida por paramédicos no mesmo local doacidente. 

Às 22h15min, você já está chorando sobre a sepultura dela.” (Wilson & Blanchp.20)


2.  Pensamento tudo - ou - nada.


O tipo de pensamento tudo ou nada ou branco ou preto é um pensamento radical que pode ocasionar emoções e comportamentos extremos: pensar queas pessoas ou te amam ou te odeiam pensar que alguma coisa ou é perfeita oudesastrosa, pensar que você é culpado ou inocente. [...]“Imagine que você está comendo alimentos saudáveis para conseguir perder peso, e se depara com a tentação de comer um (01) doce. 


O pensamento de tudo ou nada fará com que você pense que seu planoinicial está arruinado e você acaba resolvendo comer os outros 11 doces que vieram na caixa.” (Wilson & Blanch, p. 22)



3. Adivinhação.

Ás vezes, nossos palpites sobre os eventos estão corretos. Mas, em muitos casos, não.


Em várias ocasiões, as  pessoas  fazem previsões sobre o que poderá acontecer no futuro, com base em palpites simples, e se apegam a isto, sem considerar outras 99 posibilidades.


4. Leitura de pensamentos


De acordo com Wilson & Branch, a leitura de pensamento é uma distorção caracterizada pela tendência de imaginar o que as outras pessoas estão pensando, simplesmente baseados em supostas expressões faciais.


"Você está conversando com alguém quando ele olha por cima do seu ombro, desfaz o contato visual, e boceja. Você imediatamente conclui que a outra pessoa está achando a conversa enfadonha e que elepreferia estar falando com outra pessoa que não você." (p. 26).


5 . Raciocínio Emocional


Tendência em acreditar que sentimentos são fatos concretos.
Não são.


Na maioria das vezes, sentimentos são apenas sentimentos, e nada mais, sejam eles bons ou ruins e não significam muita coisa. Por exemplo:


Imaginar que alguém tem uma "energia ruim" porque não fala bom dia, ou porque você teve um sentimento ruim na presença de alguém, é uma distorção grave, e além disso, pode ser preconceituosa, especialmente quando as pessoas se deixam levar por ideias  preconcebidas sobre as pessoas.


O contrário também se aplica, pois nem sempre os sentimentos bons, na presença de alguém indicam êxito na relação. 


Um exemplo claro sobre isso (que muitas pessoas já vivenciaram), é quando você faz uma entrevista de emprego, vai muito bem, sai com um sentimento de otimismo, e no dia seguinte recebe uma mensagem "agradecendo sua participação, mas seu perfil não se encaixa na vaga".


Ou seja, sentimentos definitivamente não refletem fatos.


6. Generalização

Segundo Wilson & Blanch:

Generalização é quando, a partir de um ou mais episódios, você conclui queo resultado destes episódios pode ser aplicado aos próximos. Quando você percebe estar pensando “sempre”, “nunca”, “as pessoas são..., ou “o mundo é...”,você está generalizando. (p. 28)

7. Rotulação

"É o processo de rotular pessoas e episódios, acontecem em qualquerlugar. Por exemplo, pessoas que têm baixa autoestima rotulam a si mesmas como “inúteis”, “inferiores” ou “inadequadas”. Se você rotula as outras pessoas como “ruins” ou “inúteis”, é provável que você acabe ficando irritado com elas. Ou talvez você rotule o mundo como “inseguro” ou “totalmente injusto”? 

O erro aqui é que você está rotulando coisas de forma generalizada e que são complexas demais para terem um rótulo generalizado. 

Olhe os exemplos de rótulos: Você lê um alarmante artigo no jornal falando sobre o aumento do crimena sua cidade. O artigo ativa sua crença de que você vive em um lugar completamente perigoso, o que contribui para que você se sinta ansioso quando pensa em sair de casa." (Wilson & Branch, p. 29).

 

"Comemore a complexidade. Todos os seres humanos – incluindo você – são únicos, multifacetados e em constante mudança. Rotular a si mesmo como um fracasso por causa de uma única falha é um formaextrema de generalizar. Da mesma forma, as outras pessoas são tão únicase complexas como você. Uma má ação não é a mesma coisa que ser uma pessoa má." (Wilson & Branch, p. 29).


8. Inflexibilidade

“Pensamentos e crenças que contêm palavras como “devo”,“deveria”, “preciso”, “é necessário”, “tenho” são frequentemente problemáticas porque são extremistas e rígidas.”  [...]A inflexibilidade do que você exige de si mesmo, do mundo que o cerca e dasoutras pessoas, com frequência significa que você não se adapta à realidade tanto quanto poderia. (Wilson & Branch, p. 30).



9. Desqualificação do Positivo

"Desqualificar o positivo é um mecanismo mental que transforma um episódiopositivo em um episódio neutro ou negativo. [...] Você acredita que você é inútil e incapaz de ser apreciado pelos outros. Você responde a uma promoção no trabalho pensando “Isso não conta, porque qualquer um poderia conseguir isso”. Resultado, ao invés de se sentir feliz, você acaba se sentindo desapontado” (Wilson & Branch, p. 32).



10. Baixa Tolerância à Frustração

“Baixa tolerância a frustração refere-se ao erro de supor que quando uma coisa parece ser difícil de ser tolerada, ela é intolerável. Este modo de pensarsignifica aumentar o desconforto e não tolerar o desconforto temporárioquando é do seu interesse fazê-lo em prol de algo que você almeja” (Wilson & Branch, p. 33).



11. Personalização.

A personalização é a tendência de achar que tudo o que acontece tem relação direta com você.


Explorando os Labirintos Mentais: Como Pensam Pessoas com Pensamentos Disfuncionais

Para ilustar o conceito, acompanhemos esta história fictícia:

S. era uma jovem mulher que estava enfrentando uma série de desafios em sua vida.

Ela estava lutando para encontrar um emprego, tinha acabado de passar por um término de relacionamento difícil e estava se sentindo muito sozinha e isolada. 

Ela não conseguia deixar de se culpar por todas as coisas que estavam dando errado em sua vida e estava presa em uma espiral de pensamentos negativos e autodepreciativos.

Foi nesse momento que S. decidiu procurar a ajuda de uma psicóloga chamada Maristela. 

Maristela era uma Psicóloga cognitivo-comportamental experiente, que ajudava as pessoas a identificar e desafiar seus pensamentos disfuncionais.

Quando S. se encontrou com Maristela pela primeira vez, ela estava nervosa e incerta sobre o que esperar. 

Mas, à medida que conversavam, S. começou a se sentir mais à vontade e confiante em compartilhar seus pensamentos e emoções.

Maristela começou a ajudar S. a identificar seus pensamentos disfuncionais. 

Ela apontou como S. frequentemente se culpava por coisas que estavam fora de seu controle e como ela tinha uma tendência a generalizar experiências negativas como sendo verdadeiras para todos os aspectos de sua vida.

Com o tempo, Maristela ajudou S. a desafiar seus pensamentos disfuncionais. 

Ela ajudou S. a ver que a autocrítica constante não estava ajudando a mudar sua situação e que, em vez disso, estava apenas aumentando sua tristeza e desesperança.

S. começou a praticar a substituição de seus pensamentos disfuncionais por pensamentos mais realistas e adaptativos. 

Ela também desenvolveu habilidades para lidar com suas emoções negativas, como praticar a atenção plena e fazer exercícios físicos.

Com a ajuda de Maristela, S. começou a se sentir mais positiva e esperançosa em relação ao seu futuro. 

Ela conseguiu encontrar um emprego que realmente gostava e começou a se conectar mais com sua família e amigos.

Em última análise, a história de S. é uma história sobre como a identificação e a superação de pensamentos disfuncionais podem ajudar as pessoas a superar desafios e encontrar mais felicidade e realização em suas vidas.


Como a TCC pode ajudar a Identificar e tratar Pensamentos Disfuncionais:


A TCC envolve ajudar a pessoa a identificar e desafiar seus pensamentos disfuncionais, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptativos. 

Além disso, a TCC também pode envolver o desenvolvimento de habilidades para lidar com emoções negativas e para mudar comportamentos problemáticos.


Pensamentos disfuncionais - Conclusão

Em resumo, os pensamentos disfuncionais são padrões de pensamento distorcidos que podem levar a emoções negativas e comportamentos problemáticos. A TCC é uma abordagem de tratamento eficaz para ajudar as pessoas a lidar com esses padrões de pensamento e desenvolver habilidades para lidar com emoções negativas e comportamentos problemáticos.

Referências:

Este artigo  que tratada de Como a Terapia Cognitivo Comportamental ajuda a compreender os Pensamentos disfuncionais, as crenças centrais e favorece a reeducação Psicológica, foi elaborado tendo como base a obra: 


Wilson, Rob;  Branch, Rhena. Terapia Cognitivo Comportamental para leigos. Rio de Janeiro. AltaBooks. 2011.


Que eu recomendo a leitura, para todos aqueles que querem começar a fazerTerapia Cognitivo Comportmental, ou simplesmente, conhecer um pouco mais sobre a nossa Abordagens.

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Informações sobre Psicóloga e Terapia


 Psicóloga em São Paulo

Maristela Vallim Botari CRP 06-121677 

Abordagens

Formação Acadêmica

Para conhecer em detalhes a vasta formação acadêmica da Psicóloga, sugere-se que o interessado consulte o Currículo Lattes que é confiável e atualizada.

Breve resumo da sua formação
  • Graduação em Psicologia (2008),
  • Especialização em NeuroPsicopedagogia (UCAM-MG),
  • Psicologia Comportamental (HU-USP),
  • Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC),
  • Psicologia Escolar e Neurociências (Mackenzie),
  • Neurociências (UFABC),
  • Psicanálise (SBPI), Neuropsicologia (PUC-SP).

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Experiência profissional 

Mais de 15 anos atuando como Psicóloga Clínica, oferecendo as seguintes modalidades de  Tratamentos Psicológicos

Psicóloga Individual para  

 

Experiência profissional resumida:

Maristela começou a trabalhar com desenvolvimento humano muito antes de se tornar Psicóloga.

De 1996 a 2014, trabalhou para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de pessoas idosas.

Foi nesta fase que decidiu pela Psicologia, pois ficou evidente que sua personalidade comunicativa favoreceria atividades que demandassem raciocínio rápido e clareza no discurso, além de uma dose extra de empatia.

Em 2012, durante um Estágio no CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental), ficou interessada em se aprofundar nos estudos sobre Transtornos mentais agudos.

Mas em 2013, sua vida acadêmica sofreu uma reviravolta: 

Durante o estágio em Psicologia Escolar, percebeu uma enorme sintonia com a população escolar, e optou por prosseguir seus estudos em processos de aprendizagem, neurociências, cognição, emoção e comportamento humano.

Dados de Atendimento por Faixa Etária

Atendimentos desde 2013. 
  • Total de Atendimentos Anual: Aproximadamente 7.000 atendimentos por ano (considerando 140 atendimentos/semana em 50 semanas de trabalho).
  • Total de Atendimentos Acumulados (Desde 2015): Aproximadamente 70.000 atendimentos (calculado de 2015 a 2024, que são 10 anos completos).

Distribuição Percentual dos Atendimentos

  • Adultos: 60% dos atendimentos
  • Idosos: 30% dos atendimentos
  • Crianças: 10% dos atendimentos

Distribuição de atendimentos por modalidade:

  • Individual: 60% dos atendimentos
  • Casal: 40% dos atendimentos

Tratamentos Frequentes:


A lista atualizada de problemas psicológicos comuns, incluindo o código da CID associado a cada um:

Depressão (CID-10: F32):
A depressão é um transtorno de humor que pode causar sintomas como tristeza profunda, perda de interesse e energia reduzida.

O tratamento geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental, terapia humanizada e, em alguns casos, medicação antidepressiva.


Ansiedade (CID-10: F41):

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) (CID-10: F41.1): O TAG envolve preocupação crônica e excessiva.
Terapia cognitivo-comportamental é eficaz no tratamento do TAG, ensinando habilidades de gerenciamento da ansiedade.



Pessoas que experimentaram eventos traumáticos podem desenvolver TEPT.
A terapia de exposição, terapia cognitivo-comportamental e EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares) são abordagens comuns de tratamento.

Transtornos de Alimentação (por exemplo, anorexia, bulimia) (CID-10: F50):

Transtornos alimentares são complexos e geralmente envolvem terapia multidisciplinar, incluindo terapia individual, terapia familiar e apoio médico.

Transtornos de Sono (por exemplo, insônia) (CID-10: G47):

A terapia de higiene do sono e terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) são usadas para tratar distúrbios do sono, ensinando técnicas para melhorar a qualidade do sono.


Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) (CID-10: F90):

O tratamento do TDAH pode envolver terapia comportamental, psicoeducação, apoio escolar e, em alguns casos, medicação.

Problemas de Relacionamento e Conflitos Familiares (CID-10: Z63):
Terapia de casal e terapia familiar são recursos valiosos para resolver conflitos familiares e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Além disso, a Psicóloga trata de problemas pontuais, ou seja, que não necessariamente transtornos ou síndromes, mas que causam incômodo em algumas pessoas, como por exemplo:
 

A Prática da Psicologia Clínica 

Ao longo de sua prática clínica, a Psicóloga SP Maristela tem se dedicado a ajudar seus pacientes a encontrar soluções para os desafios emocionais e pessoais que enfrentam. 

Compreendendo a singularidade de  que cada pessoa, com suas próprias experiências, histórias de vida e necessidades individuais, ela se preocupa em adotar uma abordagem personalizada em cada um dos seus pacientes, considerando-os particularmente importantes.

Ela reconhece a importância de uma inteligência emocional bem desenvolvida para lidar com os desafios da vida cotidiana, como o estresse, a ansiedade, os conflitos interpessoais e as dificuldades de relacionamento.

 

Objetivos Profissionais

Seus objetivos profissionais se centram em oferecer a melhor experiencia possivel aos seus pacientes, caracterizando-me pela ética, responsabilidade e aposta constante na atualização e aprimoramento de meus conhecimentos acadêmicos.

Agregar ajuda emocional para mobilizar recursos internos e externos, a fim de conduzir seus clientes na superação de suas Dificuldades a fim de que encontrem novas perspectivas de vidas. 

O cerne do seu trabalho é o acolhimento humanizado, guiado por princípios éticos que valorizam a diversidade e combatem a discriminação. 

 Diferenciais psicóloga Maristela

  • Experiência e conhecimento: Sólida Formação acadêmica e 15 anos de experiência em terapia individual e de casal.
  • Abordagem personalizada: Adapta as técnicas terapêuticas às suas necessidades específicas.
  • Empatia e acolhimento: Cria um ambiente seguro e confidencial para que você se expresse livremente.
  • Foco nos resultados: Acompanha seu progresso de perto e celebra suas conquistas.
  • Comprometimento ético e excêlencia dos atendimentos, garantindo um cuidado profissional e responsável.

    Os Atendimento Psicológico com a Psicóloga sp Maristela não se limita apenas à resolução de problemas imediatos; ela se estende ao desenvolvimento pessoal e ao crescimento emocional de seus pacientes. Por isso, muitos pacientes permanecem em atendimento voluntariamente, depois que os tratamentos se encerram.
Sua dedicação, profissionalismo e paixão pela psicologia têm feito dela uma referência na área da saúde mental em São Paulo, proporcionando um impacto positivo significativo na vida de seus pacientes e na comunidade em geral. 
 
Além disso, Psicóloga Maristela valoriza a importância da relação terapêutica na eficácia do processo terapêutico. Ela reconhece que muitas pessoas não se sentem confortáveis em procurar uma psicóloga e muitos nem mesmo sabem oque falar durante a consulta com a Psicóloga.
 
Pensando nisso,   cria um ambiente acolhedor desde a primeira sessão de terapia para  que seus pacientes sintam-se à vontade para expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações mais profundos. 
 
A confiança mútua e o respeito são fundamentais nessa relação, e Maristela trabalha diligentemente para cultivá-los ao longo do tempo. 
 
Ela tem como Missão, visão e valores 

Missão:

  • Promover o bem-estar emocional e o crescimento pessoal de cada indivíduo, através de um atendimento psicológico humanizado, individualizado e baseado em evidências científicas.

Visão:

  • Ser reconhecida como referência em Atendimentos Psicológicos na área da psicologia clínica em São Paulo, oferecendo um atendimento de excelência e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Ser uma psicóloga de referencia em Acolhimento Humanizado para que as pessoas possam explorar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, encontrando soluções para seus desafios e construindo uma vida mais plena e significativa.
  •  Tornar a saúde mental acessível a todos, desmistificando o processo terapêutico e incentivando a busca por ajuda profissional.

Valores Éticos:

  • Respeito: Valorizar a individualidade de cada pessoa, respeitando suas crenças, valores e diferenças.
  • Confidencialidade: Garantir a privacidade e a segurança das informações compartilhadas em terapia.
  • Empatia: Colocar-se no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e dificuldades.
  • Ética: Atuar de acordo com os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
  • Excelência: Buscar constantemente aperfeiçoamento profissional e oferecer um atendimento de alta qualidade.
  • Humanização: Priorizar a relação terapêutica e criar um ambiente acolhedor e seguro.  
 

A Ética da Psicóloga: sua principal ferramenta de trabalho

Trabalhar com ética e respeito às diferenças é um valor fundamental em sua prática profissional. 

Sem ética, não pode haver ajuda psicológica.
A ética profissional aponta para a necessidade de falar também quais são os seus limites de atuação.

É verdade que a ética não é algo que se aprende apenas na faculdade de psicologia. 

Ela é uma questão de caráter e deve estar presente em todas as áreas da vida de um profissional, incluindo a psicologia.

Por isso, como psicóloga, sempre preza pela ética em sua atuação profissional, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo e pelos seus princípios morais e pessoais.

O respeito aos seus pacientes e à confidencialidade das informações compartilhadas em sessão é algo que considero fundamental, assim como o compromisso em promover a saúde mental e a qualidade de vida.

 Contato da Psicóloga Sp


 

Endereço Psicologa PresencialQuando o paciente tem alta da terapia? psicologa sp

Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.
(Mapa)
Psicologa Perto das estações do Metrô Consolação e Paulista

mailto:contato@psicologa-sp.com.br

 O Consultório na Av. Paulista

Endereço: Consultório da Avenida Paulista  Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.  Bela Vista - S. Paulo/SP CEP 01311-931  Horário: das 7:00 as 2100 de segunda a sexta / até as 14:00 aos sábados.

 
Psicóloga presencial em SP

 Para saber mais

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  • Blog da Psicóloga
  • Entenda como a Psicologia pode ajudar
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  • Como a Psicóloga pode ajudar

    O trabalho da Psicóloga Maristela, integra a terapia cognitivo comportamental e  Acolhimento humanizado, o que significa um atendimento ao mesmo tempo técnico e suave. 

    Essa abordagem permite a muitos pacientes:

    Ampliação na capacidade  de resolver conflitos e  tomar decisões Reverter emoções ruins, como por exemplo, a  culpa, o medo , o ciúme e a raiva,  e promover um estado emocional mais positivo.

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    Imaginando que a agenda não mostre todas as horários disponíveis, que atendam suas necessidades, entre em contato pelo whatsapp (11) 95091-1931 e indicar suas disponibilidades.
     

     

     

    O que os Pacientes falam sobre a Psicóloga:

    psicologa sp, psicologa perto de mim bem avaliada


     

     

     

     

     

     

     

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