Os principais Pensamentos disfuncionais são:
- Catastrofização:
- Pensamento tudo-ou-nada;
- Adivinhação;
- Leitura de Pensamentos;
- Raciocínio Emocional:
- Generalização:
- Rotulacao:
- Inflexibilidade;
- Desqualificação do Positivo;
- Baixa Tolerância à Frustração;
- Personalização.
Os pensamentos disfuncionais podem levar a emoções negativas, como tristeza, raiva, ansiedade e desesperança.
Eles também podem levar a comportamentos problemáticos, como evitar situações desafiadoras, procrastinar ou usar substâncias para lidar com emoções negativas.
Pensamentos disfuncionais na Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem da Psicologia Comportamental, que ajuda a identificar e tratar: Pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais, que todos nos temos.
Quando estes pensamentos disfuncionais são muito frequentes, intrusivos e obsessivos, pode ser sintoma de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Nem sempre conseguimos identificar nossas distorções cognitivas (pensamentos disfuncionais e/ou distorcidos).
Tais pensamentos distorcidos impedem que você faça uma experiencia realista e, em muitos casos, podem levar o individuo a perder contato com a realidade, especialmente quando tornou-se um hábito falar cultivar estes pensamentos distorcidos e não questioná-los.
“Desviam do caminho adequado ou induzem à distorção dos fatos. No entanto, você tem a capacidade de parar, olhar para trás, e reavaliar a maneira como você tem pensado, e achar seu ponto de equilíbrio. Meses ou anos após o evento, provavelmente você recordou uma dolorosa ou embaraçosa experiência e ficou preso à ideia do quão diferente você se sentiu sobre isso naquela época. Talvez você até consiga rir sobre isso agora. E por quevocê não riu no passado? Por causa da maneira como você estava pensandonaquela época.” (Wilson & Branch, p. 19)
Os pensamentos disfuncionais são padrões de pensamento que podem levar a emoções negativas e comportamentos problemáticos.
Eles são comuns em transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, mas também podem ser encontrados em pessoas sem transtornos mentais.
Os pensamentos disfuncionais geralmente são distorções cognitivas, o que significa que eles não refletem a realidade objetiva.
Alguns exemplos comuns de pensamentos disfuncionais incluem:
1. Catastrofização:
O tipo de pensamento tudo ou nada ou branco ou preto é um pensamento radical que pode ocasionar emoções e comportamentos extremos: pensar queas pessoas ou te amam ou te odeiam pensar que alguma coisa ou é perfeita oudesastrosa, pensar que você é culpado ou inocente. [...]“Imagine que você está comendo alimentos saudáveis para conseguir perder peso, e se depara com a tentação de comer um (01) doce.
O pensamento de tudo ou nada fará com que você pense que seu planoinicial está arruinado e você acaba resolvendo comer os outros 11 doces que vieram na caixa.” (Wilson & Blanch, p. 22)
6. Generalização
Segundo Wilson & Blanch:
Generalização é quando, a partir de um ou mais episódios, você conclui queo resultado destes episódios pode ser aplicado aos próximos. Quando você percebe estar pensando “sempre”, “nunca”, “as pessoas são..., ou “o mundo é...”,você está generalizando. (p. 28)
"É o processo de rotular pessoas e episódios, acontecem em qualquerlugar. Por exemplo, pessoas que têm baixa autoestima rotulam a si mesmas como “inúteis”, “inferiores” ou “inadequadas”. Se você rotula as outras pessoas como “ruins” ou “inúteis”, é provável que você acabe ficando irritado com elas. Ou talvez você rotule o mundo como “inseguro” ou “totalmente injusto”?
O erro aqui é que você está rotulando coisas de forma generalizada e que são complexas demais para terem um rótulo generalizado.
Olhe os exemplos de rótulos: Você lê um alarmante artigo no jornal falando sobre o aumento do crimena sua cidade. O artigo ativa sua crença de que você vive em um lugar completamente perigoso, o que contribui para que você se sinta ansioso quando pensa em sair de casa." (Wilson & Branch, p. 29).
"Comemore a complexidade. Todos os seres humanos – incluindo você – são únicos, multifacetados e em constante mudança. Rotular a si mesmo como um fracasso por causa de uma única falha é um formaextrema de generalizar. Da mesma forma, as outras pessoas são tão únicase complexas como você. Uma má ação não é a mesma coisa que ser uma pessoa má." (Wilson & Branch, p. 29).
“Pensamentos e crenças que contêm palavras como “devo”,“deveria”, “preciso”, “é necessário”, “tenho” são frequentemente problemáticas porque são extremistas e rígidas.” [...]A inflexibilidade do que você exige de si mesmo, do mundo que o cerca e dasoutras pessoas, com frequência significa que você não se adapta à realidade tanto quanto poderia. (Wilson & Branch, p. 30).
"Desqualificar o positivo é um mecanismo mental que transforma um episódiopositivo em um episódio neutro ou negativo. [...] Você acredita que você é inútil e incapaz de ser apreciado pelos outros. Você responde a uma promoção no trabalho pensando “Isso não conta, porque qualquer um poderia conseguir isso”. Resultado, ao invés de se sentir feliz, você acaba se sentindo desapontado” (Wilson & Branch, p. 32).
“Baixa tolerância a frustração refere-se ao erro de supor que quando uma coisa parece ser difícil de ser tolerada, ela é intolerável. Este modo de pensarsignifica aumentar o desconforto e não tolerar o desconforto temporárioquando é do seu interesse fazê-lo em prol de algo que você almeja” (Wilson & Branch, p. 33).
A personalização é a tendência de achar que tudo o que acontece tem relação direta com você.
Explorando os Labirintos Mentais: Como Pensam Pessoas com Pensamentos Disfuncionais
S. era uma jovem mulher que estava enfrentando uma série de desafios em sua vida.
Ela estava lutando para encontrar um emprego, tinha acabado de passar por um término de relacionamento difícil e estava se sentindo muito sozinha e isolada.
Ela não conseguia deixar de se culpar por todas as coisas que estavam dando errado em sua vida e estava presa em uma espiral de pensamentos negativos e autodepreciativos.
Foi nesse momento que S. decidiu procurar a ajuda de uma psicóloga chamada Maristela.
Maristela era uma Psicóloga cognitivo-comportamental experiente, que ajudava as pessoas a identificar e desafiar seus pensamentos disfuncionais.
Quando S. se encontrou com Maristela pela primeira vez, ela estava nervosa e incerta sobre o que esperar.
Mas, à medida que conversavam, S. começou a se sentir mais à vontade e confiante em compartilhar seus pensamentos e emoções.
Maristela começou a ajudar S. a identificar seus pensamentos disfuncionais.
Ela apontou como S. frequentemente se culpava por coisas que estavam fora de seu controle e como ela tinha uma tendência a generalizar experiências negativas como sendo verdadeiras para todos os aspectos de sua vida.
Com o tempo, Maristela ajudou S. a desafiar seus pensamentos disfuncionais.
Ela ajudou S. a ver que a autocrítica constante não estava ajudando a mudar sua situação e que, em vez disso, estava apenas aumentando sua tristeza e desesperança.
S. começou a praticar a substituição de seus pensamentos disfuncionais por pensamentos mais realistas e adaptativos.
Ela também desenvolveu habilidades para lidar com suas emoções negativas, como praticar a atenção plena e fazer exercícios físicos.
Com a ajuda de Maristela, S. começou a se sentir mais positiva e esperançosa em relação ao seu futuro.
Ela conseguiu encontrar um emprego que realmente gostava e começou a se conectar mais com sua família e amigos.
Em última análise, a história de S. é uma história sobre como a identificação e a superação de pensamentos disfuncionais podem ajudar as pessoas a superar desafios e encontrar mais felicidade e realização em suas vidas.
Como a TCC pode ajudar a Identificar e tratar Pensamentos Disfuncionais:
A TCC envolve ajudar a pessoa a identificar e desafiar seus pensamentos disfuncionais, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptativos.
Além disso, a TCC também pode envolver o desenvolvimento de habilidades para lidar com emoções negativas e para mudar comportamentos problemáticos.
Pensamentos disfuncionais - Conclusão
Em resumo, os pensamentos disfuncionais são padrões de pensamento distorcidos que podem levar a emoções negativas e comportamentos problemáticos. A TCC é uma abordagem de tratamento eficaz para ajudar as pessoas a lidar com esses padrões de pensamento e desenvolver habilidades para lidar com emoções negativas e comportamentos problemáticos.
Referências:
Este artigo que tratada de Como a Terapia Cognitivo Comportamental ajuda a compreender os Pensamentos disfuncionais, as crenças centrais e favorece a reeducação Psicológica, foi elaborado tendo como base a obra:
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta
Obrigada pela leitura.
Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga
Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga
0 Comentários